Instituto Germinare

INSTITUTO GERMINARE

O Instituto J&F, um Centro de Educação Empresarial, é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo J&F, que apoia projetos sociais e educacionais diretamente relacionados à principal estratégia da empresa. O Grupo J&F investe conhecimento e recursos financeiros para maximizar oportunidades e prosperidade para os jovens. O principal projeto é a Escola de Negócios Germinare, com a missão de formar jovens administradores de negócios e cidadãos por meio de uma educação integral única e totalmente gratuita. Além da Escola de Negócios Germinare, o Instituto também possui a Escola de Tecnologia Germinare, focada no ensino de desenvolvimento de software. Além disso, apoia um projeto comunitário voltado para escolas públicas por meio de apoio financeiro e educação continuada para 50.000 crianças, 2.500 professores e 300 gestores educacionais.

Para executar todos esses projetos, o Instituto J&F inclui um conjunto de três edifícios: uma escola, uma área administrativa e uma academia. No que diz respeito à Escola de Negócios Germinare, é uma instituição aprovada pelo MEC – Ministério da Educação – e reconhecida pela UNESCO. A escola tem 1.000 alunos entre 11 e 17 anos, que a partir dos 14 anos começam a estagiar na JBS ou em outras empresas do Grupo J&F. O foco é treinar efetivamente os indivíduos para suas vidas profissionais, oferecendo conteúdo extenso para o desenvolvimento de habilidades profissionais e a oportunidade de escolher entre os setores de negócios digitais, financeiros, varejo, commodities e bens de consumo.

Os alunos realizam, de forma permanente, projetos de gestão, visitas a ambientes produtivos e leem 20 livros de gestão de negócios. Voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a instituição está em funcionamento há 13 anos. Os estágios remunerados dentro da JBS e outras empresas do Grupo J&F são o princípio orientador do plano acadêmico: eles despertam os jovens, introduzindo-os aos princípios de negócios e ajudando-os a desenvolver o pensamento crítico, habilidades de negociação, trabalho em equipe, liderança e responsabilidade. Os estágios também aumentam a renda dos jovens, que frequentemente se tornam provedores para a família. A escola também busca dar suporte total às crianças e suas famílias para garantir um desenvolvimento educacional e psicológico completo. Existem workshops de acompanhamento para que as famílias entendam como podem apoiar positivamente a educação de seus filhos, já que 39% dos estudantes vêm de lares de baixa renda.

Os alunos são admitidos por meio de várias avaliações. Não há mensalidade e os alunos recebem uma variedade de benefícios complementares, incluindo laptops e refeições saudáveis ao longo do dia. O desempenho acadêmico, o comportamento e a produtividade ao longo da vida dos alunos, portanto, melhoram. Este projeto educacional é único e foi criado a partir da visão de que os jovens precisam de uma educação de alta qualidade para prepará-los para os desafios reais da vida profissional.

Edo Rocha utilizou suas habilidades em arquitetura, arquitetura de interiores, design e gerenciamento técnico e gerenciamento de construção para elevar o design do Instituto Germinare. O projeto é composto por um conjunto de três edifícios: uma escola, um edifício administrativo e academias, e um ginásio, com uma área construída total de 13.800 m². A modernização da escola (edifício 1) aumentou o número de salas de aula, adicionando uma nova cozinha, laboratórios e um átrio que se conecta ao Bloco III dos escritórios da J&F. O cliente solicitou que o design da escola replicasse o layout dos escritórios do Grupo J&F para garantir uma transição natural e fácil dos estudantes para a vida profissional. Isso significava que os espaços precisavam ser o mais abertos possível, sem o uso de portas.

Apesar da necessidade de espaços abertos, a Edo Rocha também teve que encontrar uma solução adequada para garantir que os alunos em uma sala não fossem distraídos pelo que estava acontecendo na sala ao lado.

Em cada sala de aula, cinco mesas redondas foram implementadas para acomodar 25 alunos, permitindo integração e colaboração. Suas salas de aula também precisavam ser equipadas com os equipamentos digitais mais recentes, enquanto os auditórios e salas de reunião de várias capacidades deveriam permitir que grupos de todos os tamanhos se encontrassem. Nesse sentido, os alunos da Germinare estão constantemente envolvidos em projetos de gestão de negócios. Em 2022, o Instituto J&F iniciou um modelo de ensino à distância para complementar os treinamentos dos alunos, e para esse fim, um total de cinco estúdios de gravação foram criados no prédio administrativo.

A Edo Rocha lidou com o plano de arquitetura e design de interiores para o prédio 2 (o espaço administrativo). A empresa criou um prédio verdadeiramente inspirador com estrutura metálica em apenas cinco meses. O prédio 3, que é o ginásio, possui um sistema geotérmico para o ar condicionado, além de uma roda entálpica e resfriamento gratuito. Com a insuflação de ar condicionado pelo piso e o Sistema de Gerenciamento de Energia E.M.S., foi totalmente possível reduzir o consumo de energia dos edifícios em mais de 60%.

A escola e a área administrativa precisavam estar conectadas ao prédio JBS Bloco III por meio de uma passarela e um átrio, permitindo a integração entre os estudantes e os funcionários da empresa. O resultado é que os alunos podem adquirir habilidades úteis ao estar em contato próximo com aqueles que têm experiência relevante na vida profissional.

O prédio também possui painéis fotovoltaicos na forma de brises-soleils ao redor de todo o prédio, produzindo toda a energia necessária para o funcionamento eficaz do sistema de ar condicionado e reduzindo o tamanho dos equipamentos em 35% em comparação com o sistema convencional.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Edo Rocha e construído ao longo de um período de sete meses. Isso incluiu a adaptação feita pela Lock Constructor. Todos os brise-soleils foram feitos a partir de painéis fotovoltaicos projetados pela Edo Rocha e instalados pela GS Garantia Solar BIPV. Os painéis produzem praticamente toda a energia necessária para a escola e o edifício administrativo.

Instituto Germinare: Prédio gera energia com fotovoltaicos

O Instituto J&F já contribuiu para a vida de mais de 400 jovens, gerando conhecimento, maximizando oportunidades de emprego e satisfação, aumentando a prosperidade e contribuindo para a felicidade individual de cada aluno, garantindo uma transição perfeita para o mundo profissional.

Nossos projetos premiados em 2023