Nossos projetos premiados em 2023

Award Winner MIXED USE ARCHITECTURE BRAZIL Palestra Italia – Allianz Parque Project by Edo Rocha Arquiteturas

O projeto foi desenvolvido por Edo Rocha Arquiteturas em parceria com o Grupo WTorre. Fundada em 1981, a WTorre é um dos maiores conglomerados no Brasil, atuando em diversas áreas, como construção, propriedades comerciais, desenvolvimento imobiliário, centros logísticos, entretenimento, shoppings e infraestrutura. Com mais de 10 milhões de metros quadrados de área construída em seus empreendimentos concluídos, a empresa destaca-se pela capacidade de identificar necessidades de mercado e introduzir novas soluções de engenharia e modelos de negócios no Brasil.

O Allianz Parque é um projeto gerenciado pela WTorre, com os direitos de nome negociados com a Allianz Seguros, escolhida em votação popular pelo site europeu Stadium DB como a arena mais espetacular do mundo. Inaugurado em novembro de 2014, o Allianz Parque transformou o mercado de entretenimento no Brasil, proporcionando um espaço único onde a maior paixão nacional, o futebol, convive harmoniosamente com shows das maiores bandas do mundo. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas por meio do esporte e cultura, a arena tornou-se um ícone na cidade de São Paulo, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes nos primeiros três anos de operação.

A imponente fachada do projeto abriga um estádio com 42.000 assentos cobertos, incluindo um anfiteatro para até 18.000 pessoas, um centro de convenções, 160 camarotes e 6 salões. Para o conforto dos visitantes, a arena possui mais de 500 antenas Wi-Fi, serviço de catering de padrão internacional e estacionamento para mais de 2.000 veículos.

A gestão inovadora do Allianz Parque o torna a única arena multiuso do país, devido à sua operação diversificada, sempre buscando surpreender seus visitantes. Além de sediar jogos do Palmeiras e grandes concertos, o local também recebe lançamentos de produtos, palestras, festas infantis, casamentos, sessões de fotos e formaturas. Ou seja, a arena oferece sempre um ambiente lúdico e emocionante para qualquer tipo de evento.

O design apresenta belos elementos contemporâneos, com foco em sistemas de aquecimento e isolamento acústico, visando proporcionar conforto aos visitantes. Projetada para ser uma das melhores arenas multiuso do mundo, o maior desafio foi criar espaço para acomodar milhares de espectadores.

Construída no local do antigo estádio, a estrutura da arena é robusta, graças à sua fachada de aço inoxidável. Com assentos no anel inferior, dois níveis intermediários de camarotes VIP e cadeiras no anel superior, o anfiteatro totalmente coberto foi projetado no local das arquibancadas originais, com foco especial em sua flexibilidade. Isso significa que, durante um evento, o palco do anfiteatro pode ser removido enquanto um jogo de futebol está em andamento.

Os assentos do estádio têm três tons diferentes de verde, proporcionando a impressão de uma floresta verde interminável quando vistos de cima. Lanchonetes, lojas, um centro de convenções, restaurante panorâmico, espaço para até 1.000 profissionais de mídia, um museu temático e uma sala de troféus completam este magnífico projeto.

Award Winner OFFICE ARCHITECTURE BRAZIL Alpha Building Bradesco Seguros by Edo Rocha Arquiteturas

O Alpha Building é um empreendimento triplo AAA, com certificação LEED Gold, e possui uma área construída estimada em cerca de 78.099m2, seis subsolos, 980 vagas de estacionamento e um heliponto. Abrigando a sede da Bradesco Seguros, este edifício incorpora soluções tecnológicas sustentáveis para oferecer um maior senso de bem-estar e conforto aos usuários e visitantes.

A Bradesco Seguros atua no Brasil e na América Latina, concentrando-se em características de cliente e serviço que incluem canais web e móveis e centros de atendimento. Eles oferecem serviços como as clínicas Mew DoutorNovamed para segurados da Bradesco Saúde e Mediservice, proporcionando atendimento ambulatorial, consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem. A forma do terreno foi um grande desafio que a Edo Rocha Arquitecturas teve que superar, buscando criar edifícios contíguos, um com uma fachada elíptica para resolver esse problema.

Na fachada leste, que vai do térreo ao 12º andar, o uso de cerâmicas ventiladas em tons claros atendeu às necessidades de conservação de energia e conforto térmico, além de ser um produto autolimpante. Esse sistema de isolamento externo reduz o consumo de energia do edifício, tanto em temperaturas baixas quanto altas. Na fachada oeste, do térreo ao 18º andar, que recebe sol da tarde e tem o maior número de pessoas trabalhando, um brise soleil vertical permite o controle da entrada de luz e é altamente eficaz em termos de conservação de energia. O 13º andar possui uma laje ajardinada que oferece um local agradável para o restaurante e auditório.

Outras características do edifício incluem um sistema de contenção com paredes diafragma ancoradas; estrutura de concreto armado misturando lajes planas nos subsolos e lajes pré-esforçadas e nervuradas nos pavimentos padrão; fachadas ventiladas em cerâmica, que permitem um sistema de ar condicionado mais eficiente e melhor conforto térmico mesmo diante das variações abruptas de temperatura típicas de São Paulo; um sistema de ar condicionado refrigerado com uma rede de água gelada com chillers, que possui controle setorizado de insuflação por andar, com controle automatizado de temperatura e dampers automatizados no perímetro da fachada, permitindo o aumento ou diminuição da insuflação de acordo com a incidência solar e temperatura.

A Edo Rocha Arquitecturas também implementou um sistema de distribuição elétrica com um sistema KNX totalmente automatizado, e um sensor de luz próximo às fachadas, que permite a operação automática das lâmpadas de acordo com a intensidade da luz natural. Há também um sistema de medição remota que mostra o consumo de energia por andar e por setor, e um sistema de cabeamento estruturado totalmente gerenciável, com salas LAN em todos os andares.

Para conservar a água, foi introduzido um sistema de reúso de água com estação de tratamento de águas cinzas para o reúso de água nos jardins e descarga de banheiros. Os edifícios também estão equipados com 17 elevadores e seis escadas rolantes de última geração com um sistema de frenagem regenerativa.

Por fim, o projeto trouxe benefícios para o entorno com uma área aberta ao público para escritórios, academia, lojas, restaurantes, cafés, uma agência bancária e a construção de uma passarela para a segurança dos pedestres. Isso permite a integração de funcionários e visitantes.

Award Winner OFFICE INTERIOR BRAZIL Allianz Seguros by Edo Rocha Arquiteturas

Projeto Allianz Seguros da Edo Rocha Arquitecturas é um empreendimento triplo AAA, com certificação LEED Gold. Com uma área construída de 42.480m², 16 andares, cinco subsolos, 670 vagas de estacionamento para carros e 130 para bicicletas e motocicletas, além de um heliponto, a estrutura proporciona um ambiente profissional e atraente para seus funcionários.

O Grupo Allianz, presente em mais de 70 países, é um dos líderes mundiais em seguros e gestão de ativos, com mais de 100 milhões de clientes, tanto privados quanto corporativos, em todo o mundo.

Os clientes da Allianz se beneficiam de uma ampla gama de pacotes de seguros para indivíduos e empresas. Isso inclui seguros de propriedade, vida, saúde, crédito, bem como serviços de assistência para seguros de crédito e seguros empresariais globais. O Grupo Allianz compreende as reviravoltas da vida, estando disponível a cada passo para fornecer um serviço excepcional. A Allianz é um dos maiores investidores do mundo, gerenciando cerca de €793 bilhões para seus clientes de seguros. Além disso, seus gestores de ativos PIMCO e Allianz Global Investors (AllianzGI) gerenciam mais de €1,8 trilhão em ativos de terceiros.

O projeto foi construído para atender às necessidades da sede corporativa da Allianz Seguros com um desenvolvimento Built-to-Suit (BTS). Com 10 andares dedicados a acomodar 1.100 funcionários, o layout de cada andar varia de acordo com a função de cada departamento.

Painéis coloridos nas divisórias de vidro proporcionam uma vibração visualmente atraente ao interior do escritório. Esses recursos únicos garantem que cada andar seja marcantemente diferente. No último andar, um restaurante executivo acima do andar da presidência permite reuniões privativas. Para completar o desenvolvimento, há áreas para treinamento, restaurantes adicionais e salas de reuniões.

Award Winner OFFICE ARCHITECTURE BRAZIL JBS Headquarters Block 3 by Edo Rocha Arquiteturas

Com quase 70 anos de história, a JBS S.A. é uma empresa multinacional brasileira reconhecida como uma das líderes mundiais na indústria alimentícia. Com sede em São Paulo, a empresa está presente em mais de 20 países.

Em todos os locais onde opera, mais de 250.000 membros da equipe seguem as mesmas diretrizes relacionadas a aspectos econômicos, sociais e ambientais de sustentabilidade, inovação, qualidade e segurança alimentar, adotando as melhores práticas.

Este empreendimento triplo AAA, com certificação LEED, uma área construída de 16.180m², três andares, um subsolo e 120 vagas de estacionamento, foi projetado para atender às necessidades da sede corporativa da JBS.

A principal solicitação foi um design de espaço aberto com interferência estrutural mínima. Isso foi alcançado com quatro colunas espaçadas a 17,5 metros de distância. Todo o edifício foi projetado com isolamento térmico perfeito na fachada usando placas de alumínio composto, isolamento em lã de rocha e vidro com filtragem ultravioleta e infravermelha de alta eficiência.

O edifício possui uma estação de tratamento de água cinza que é reutilizada para o sistema de irrigação. Em uma das fachadas oeste, há painéis de proteção solar feitos de aço inoxidável perfurado. O sistema de ar condicionado utiliza chillers de absorção, além de um sistema de filtragem de entalpia e ar altamente eficiente. Há também um sistema de controle de temperatura Aircuity que permite o controle automático de temperatura e controle de qualidade de CO₂ e contaminação nos ambientes de trabalho.

Sendo pioneira em interiores e arquitetura, a Edo Rocha Arquiteturas se esforça para promover a sustentabilidade e espaços seguros, garantindo que as empresas tenham o melhor equilíbrio entre trabalho e vida.

NOMINEE BEST PUBLIC SERVICE ARCHITECTURE AMERICAS Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha
★★★★★ BEST PUBLIC SERVICE ARCHITECTURE BRAZIL Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha

O Instituto J&F, um Centro de Educação Empresarial, é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo Grupo J&F, que apoia projetos sociais e educacionais diretamente relacionados à principal estratégia da empresa. O Grupo J&F investe conhecimento e recursos financeiros para maximizar oportunidades e prosperidade para os jovens. O principal projeto é a Escola de Negócios Germinare, com a missão de formar jovens administradores de negócios e cidadãos por meio de uma educação integral única e totalmente gratuita. Além da Escola de Negócios Germinare, o Instituto também possui a Escola de Tecnologia Germinare, focada no ensino de desenvolvimento de software. Além disso, apoia um projeto comunitário voltado para escolas públicas por meio de apoio financeiro e educação continuada para 50.000 crianças, 2.500 professores e 300 gestores educacionais.

Para executar todos esses projetos, o Instituto J&F inclui um conjunto de três edifícios: uma escola, uma área administrativa e uma academia. No que diz respeito à Escola de Negócios Germinare, é uma instituição aprovada pelo MEC – Ministério da Educação – e reconhecida pela UNESCO. A escola tem 1.000 alunos entre 11 e 17 anos, que a partir dos 14 anos começam a estagiar na JBS ou em outras empresas do Grupo J&F. O foco é treinar efetivamente os indivíduos para suas vidas profissionais, oferecendo conteúdo extenso para o desenvolvimento de habilidades profissionais e a oportunidade de escolher entre os setores de negócios digitais, financeiros, varejo, commodities e bens de consumo.

Os alunos realizam, de forma permanente, projetos de gestão, visitas a ambientes produtivos e leem 20 livros de gestão de negócios. Voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a instituição está em funcionamento há 13 anos. Os estágios remunerados dentro da JBS e outras empresas do Grupo J&F são o princípio orientador do plano acadêmico: eles despertam os jovens, introduzindo-os aos princípios de negócios e ajudando-os a desenvolver o pensamento crítico, habilidades de negociação, trabalho em equipe, liderança e responsabilidade. Os estágios também aumentam a renda dos jovens, que frequentemente se tornam provedores para a família. A escola também busca dar suporte total às crianças e suas famílias para garantir um desenvolvimento educacional e psicológico completo. Existem workshops de acompanhamento para que as famílias entendam como podem apoiar positivamente a educação de seus filhos, já que 39% dos estudantes vêm de lares de baixa renda.

Os alunos são admitidos por meio de várias avaliações. Não há mensalidade e os alunos recebem uma variedade de benefícios complementares, incluindo laptops e refeições saudáveis ao longo do dia. O desempenho acadêmico, o comportamento e a produtividade ao longo da vida dos alunos, portanto, melhoram. Este projeto educacional é único e foi criado a partir da visão de que os jovens precisam de uma educação de alta qualidade para prepará-los para os desafios reais da vida profissional.

Edo Rocha utilizou suas habilidades em arquitetura, arquitetura de interiores, design e gerenciamento técnico e gerenciamento de construção para elevar o design do Instituto Germinare. O projeto é composto por um conjunto de três edifícios: uma escola, um edifício administrativo e academias, e um ginásio, com uma área construída total de 13.800 m². A modernização da escola (edifício 1) aumentou o número de salas de aula, adicionando uma nova cozinha, laboratórios e um átrio que se conecta ao Bloco III dos escritórios da J&F. O cliente solicitou que o design da escola replicasse o layout dos escritórios do Grupo J&F para garantir uma transição natural e fácil dos estudantes para a vida profissional. Isso significava que os espaços precisavam ser o mais abertos possível, sem o uso de portas.

NOMINEE BEST PUBLIC SERVICE ARCHITECTURE AMERICAS Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha
★★★★★ BEST PUBLIC SERVICE ARCHITECTURE BRAZIL Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha

BEST PUBLIC SERVICE INTERIOR AMERICAS Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha Arquiteturas
★★★★★ BEST PUBLIC SERVICE INTERIOR BRAZIL Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha Arquiteturas

BEST PUBLIC SERVICE INTERIOR AMERICAS Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha Arquiteturas
★★★★★ BEST PUBLIC SERVICE INTERIOR BRAZIL Instituto J&F Germinare School by Edo Rocha Arquiteturas

Apesar da necessidade de espaços abertos, a Edo Rocha também teve que encontrar uma solução adequada para garantir que os alunos em uma sala não fossem distraídos pelo que estava acontecendo na sala ao lado.

Em cada sala de aula, cinco mesas redondas foram implementadas para acomodar 25 alunos, permitindo integração e colaboração. Suas salas de aula também precisavam ser equipadas com os equipamentos digitais mais recentes, enquanto os auditórios e salas de reunião de várias capacidades deveriam permitir que grupos de todos os tamanhos se encontrassem. Nesse sentido, os alunos da Germinare estão constantemente envolvidos em projetos de gestão de negócios. Em 2022, o Instituto J&F iniciou um modelo de ensino à distância para complementar os treinamentos dos alunos, e para esse fim, um total de cinco estúdios de gravação foram criados no prédio administrativo.

A Edo Rocha lidou com o plano de arquitetura e design de interiores para o prédio 2 (o espaço administrativo). A empresa criou um prédio verdadeiramente inspirador com estrutura metálica em apenas cinco meses. O prédio 3, que é o ginásio, possui um sistema geotérmico para o ar condicionado, além de uma roda entálpica e resfriamento gratuito. Com a insuflação de ar condicionado pelo piso e o Sistema de Gerenciamento de Energia E.M.S., foi totalmente possível reduzir o consumo de energia dos edifícios em mais de 60%.

A escola e a área administrativa precisavam estar conectadas ao prédio JBS Bloco III por meio de uma passarela e um átrio, permitindo a integração entre os estudantes e os funcionários da empresa. O resultado é que os alunos podem adquirir habilidades úteis ao estar em contato próximo com aqueles que têm experiência relevante na vida profissional.

O prédio também possui painéis fotovoltaicos na forma de brises-soleils ao redor de todo o prédio, produzindo toda a energia necessária para o funcionamento eficaz do sistema de ar condicionado e reduzindo o tamanho dos equipamentos em 35% em comparação com o sistema convencional.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Edo Rocha e construído ao longo de um período de sete meses. Isso incluiu a adaptação feita pela Lock Constructor. Todos os brise-soleils foram feitos a partir de painéis fotovoltaicos projetados pela Edo Rocha e instalados pela GS Garantia Solar BIPV. Os painéis produzem praticamente toda a energia necessária para a escola e o edifício administrativo.

O Instituto J&F já contribuiu para a vida de mais de 400 jovens, gerando conhecimento, maximizando oportunidades de emprego e satisfação, aumentando a prosperidade e contribuindo para a felicidade individual de cada aluno, garantindo uma transição perfeita para o mundo profissional.

Award Winner OFFICE INTERIOR BRAZIL American British Tobacco Souza Cruz by Edo Rocha Arquiteturas

Outro projeto de interior oferecido pela Edo Rocha Arquiteturas é o da Souza Cruz da British American Tobacco. Pioneira em inovação, responsabilidade e compromisso com qualidade e sustentabilidade, e com uma história baseada nesses conceitos, a BAT Brasil é hoje líder no mercado nacional de cigarros.

Este edifício no centro do Rio de Janeiro foi projetado por um dos maiores escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro: Studio MMM Mauricio Roberto Architects. O edifício tem uma área construída de 9.240m², 12 andares, um subsolo e 10 vagas de estacionamento. Inicialmente construído na década de 1960, o prédio estava deteriorado e precisava de uma reforma completa – a fachada estava completamente deteriorada. Em 2003, a Edo Rocha Arquitecturas realizou um retrofit completo do edifício e alterou a fachada. Os elevadores foram modernizados e mais um andar foi construído para abrigar uma cobertura. A empresa também incluiu ar condicionado em todo o prédio, mobiliário novo e um novo restaurante e academia.

Em 2017, a empresa iniciou um novo retrofit interno, alterando toda a arquitetura interior. Houve uma nova distribuição de móveis, e todas as mesas foram equipadas com iluminação de tarefa e conexão USB. Os pisos foram divididos em três cores básicas: laranja, verde e azul. Foram criados diversos espaços de trabalho, permitindo maior integração e fluidez.

O resultado final deste projeto é um interior de escritório que quebra normas tradicionais e promove um design empolgante para empregadores e funcionários. Fonte: World’s Best Brochure booking Edo Rocha