A Arte Aplicada de Edo Rocha I

Tim Tim Tom Tom 1969 Obra de arte com material fotográfico Edo Rocha

A ARTE APLICADA

Uma Exploração Fotográfica

Ao adentrar o intrigante universo da arte aplicada, somos guiados por Edo Rocha em uma jornada que demarca os limites entre a arte pura e aquela dotada de uma função específica. A distinção clara entre essas categorias se revela crucial para uma apreciação mais profunda da arte, fornecendo uma “bússola” para navegar pelo vasto e, por vezes, nebuloso cenário artístico.

A Fotografia: Entre Técnica e Arte

A fotografia, nascida em 1826, é apresentada como uma manifestação delicada e, ao mesmo tempo, desafiadora em sua classificação entre “arte” e “arte aplicada”. Rocha nos conduz por uma reflexão sobre a complexidade dessa diferenciação ao mencionar figuras notáveis como Henri Cartier-Bresson e Ansel Adams. São esses fotógrafos verdadeiros mestres técnicos, dotados de uma visão estética excepcional, mas, segundo Rocha, mais próximos da categoria de “grandes fotógrafos” do que de artistas.

Contudo, Rocha destaca artistas como Man Ray, cujo trabalho vai além da mera reprodução, introduzindo técnicas inovadoras e transformando a fotografia em uma verdadeira forma de expressão artística. O casal Christo e Jeanne-Claude, ao utilizar a fotografia como registro de obras efêmeras, acrescenta uma dimensão conceitual à arte fotográfica.

A Fotografia como Arte: Exemplos Notáveis

Edo Rocha destaca exemplos contemporâneos, como o mexicano Alfredo de Stefano, que eleva a fotografia a um meio de registrar concepções artísticas temporais e efêmeras. A arte conceitual, presente de forma intensa na atualidade, é discutida, sugerindo a fotografia como um elemento valioso para documentar instalações e obras destinadas à destruição.

A análise de Rocha sobre a evolução da fotografia revela sua importância como uma revolução no campo artístico, permitindo que os artistas explorem a imaginação e o subconsciente de maneira mais livre e intensa. Ele divide a fotografia entre “Arte Aplicada” e “Arte”, destacando a importância do contexto e propósito por trás da captura da imagem.

 

"TIM TIM TOM TOM" 1969 - obra de arte feita com material fotográfico - Edo Rocha
“TIM TIM TOM TOM” 1969 – obra de arte feita com material fotográfico – Edo Rocha

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O Trabalho Pessoal de Edo Rocha: Arte na Fotografia

Rocha compartilha sua própria experiência como artista plástico e fotógrafo, apresentando um trabalho de 1968/69 que utilizava a fotografia como meio de reprodução de desenhos criados por ele. Esse exemplo tangível evidencia a capacidade da fotografia de transcender sua função documental para se tornar uma obra de arte.

Blue Moon - 1967 - Obra de Arte feita com material Fotográfico - Edo Rocha
Blue Moon – 1967 – Obra de Arte feita com material Fotográfico – Edo Rocha

Sua viagem ao Japão em 2010 resultou em um ensaio fotográfico que vai além do simples registro técnico. Ao capturar a essência estética da paisagem japonesa, Rocha exemplifica como a fotografia pode transcender a mera técnica para se tornar uma expressão artística.

Jardim da Vila Imperial Katsura em Kioto - Japão 2011 - Fotografia Edo Rocha
Jardim da Vila Imperial Katsura em Kioto – Japão 2011 – Fotografia Edo Rocha

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A Fotografia como Fronteira entre Arte e Aplicação

No livro Arte, Arquitetura e o Aço, Edo Rocha nos guia por uma análise profunda da fotografia, delineando sua complexa posição entre técnica e arte. Seu olhar crítico destaca a importância de discernir entre a mera reprodução estética e a verdadeira expressão artística por meio da fotografia. Ao fazê-lo, ele enriquece nossa compreensão sobre a dualidade intrigante da arte aplicada e pura, proporcionando uma visão perspicaz sobre a fotografia como uma fronteira permeável entre esses dois reinos artísticos.