O RecNov, da Rede Record, no Rio de Janeiro, é considerado o segundo maior núcleo de teledramaturgia da América do Sul. Nele são gravados a maioria das novelas da emissora. Em 2008, a Edo Rocha Arquiteturas foi chamada para fazer uma nova ampliação do RecNov e reformular os espaços existente, com o objetivo de reorganizar o espaço de maneira funcional, empregando tecnológica e respeitando a integração com a natureza e proporcionando bem-estar aos funcionários. Toda a área construída já existente foi submetida a um processo de retrofit e o complexo adotou os critérios mais avançados de sustentabilidade ambiental, de acordo com os padrões do LEED (Leadership in Energy and Environmental, Design), certificação concedida a edifícios que seguem normas sustentáveis − racionalização de recursos naturais (energia, água, entre outros).
No complexo, foram implantados equipamentos de alta performance, permitindo autonomia de energia, uso de energia renovável, estação de tratamento de efluentes, irrigação automatizada e reuso de água. Para a realização do projeto, a Edo Rocha Arquiteturas se baseou em um tripé conceitual: otimização do sistema operacional, melhoria do ambiente de trabalho e respeito e integração com o Meio Ambiente. O grande desafio encontrado para concretização do projeto foi o curto prazo para execução da obra em função da grande complexidade do sistema operacional adotado. Os ambientes de trabalho foram concebidos para garantir conforto, qualidade vida e satisfação aos usuários, por meio de espaços integrados à natureza, como sombreamento de elementos de fachada, controle e individualização do sistema de iluminação, plano de gerenciamento da qualidade interna do ar, controle de fumaça de tabaco − fumódromo localizado distante das entradas de ar e fora do alcance visual do ambiente externo.
Havia quatro grupos bastante distintos e de igual importância que precisavam ser integrados e, ao mesmo tempo, individualizados para atender aos estúdios.
FIGURA HUMANA − Atores, figurantes e todos que trabalham na produção dos programas e das novelas. Para este, grupo foram criados espaços privativos − camarins, ambientes de leitura, coffee break e almoço −, com maior grande conforto acústico e térmico, itens que contribuem para a melhoria das condições de trabalho.
CENÁRIOS − Um estacionamento de cenários e contrarregras separados foram criados nas áreas de estúdios para facilitar as montagens, ganhar tempo, agilizar o transporte e garantir maior durabilidade dos materiais.
TECNOLOGIA − Salas de captação de imagem e som. Além da alta exigência acústica e luminotécnica, esse espaço exigia acesso restrito, ao mesmo tempo, conectado aos estúdios.
OPERACIONAL − Equipamentos de gravação e instalações que produzem a realidade de dentro para fora das telas.
Todos os equipamentos de iluminação, câmeras e seus acessórios são operados por técnicos especializados, antes da montagem dos cenários e durante as gravações. São equipamentos de alta tecnologia, que compõem um grid na parte superior de cada estúdio. O trabalho envolveu a construção de duas edificações, “Estúdios I J” (bloco A, elenco e produção; 2 estúdios; bloco B, operações e arte) e “Almoxarifado I J, interligadas por um eixo operacional e integrados ao paisagismo proposto para todo o complexo.